
A Síndrome de Burnout
Os primeiros sintomas são exaustão física e emocional, depressões e irritações repentinas.
Dedicamos um terço do nosso dia trabalhando.
Quando o trabalho não é fonte de realização e alegria, nosso organismo psíquico sinaliza que algo está errado.
Começa gerando algum desconforto físico, sensações emocionais desagradáveis e pensamentos às vezes inexplicáveis, que podem vir acompanhados de nervosismo, sofrimentos psicológicos, problemas físicos e mentais.
Esses distúrbios relacionados ao estresse no trabalho é chamado de Síndrome de Burnout e acomete mais de 30% dos brasileiros segundo estimativa da International Stress Management Association (Isma).
Os primeiros sintomas são isolamento, exaustão física e emocional, depressões, irritações repentinas, estresse, falta de vontade de trabalhar e desmotivação.
Estão presentes também distúrbios do sono, dores de cabeça, aumento da suscetibilidade para doenças, náuseas, tensão e dores muscular, resfriados, problemas gástricos, alergias e transtornos cardíacos.
Estes sintomas se ignorados, podem agravar e levar a comportamentos altamente destrutivos como surto psicótico, risco de suicídio, abusos de drogas, dificuldades afetivas e sexuais.
Para o tratamento é indicado o acompanhamento médico e psicológico, associados a outras terapias. Por isso, caso você perceba algo diferente, busque ajuda profissional, você não estará só.
______________________________________________________________________________
Jussara Mendes
Artigo publicado Revista Vero. 06.19