
Para Refletir!
Algo invisível chegou e nos sacou dos nossos hábitos nos obrigando a rever nossos paradigmas e aprender um novo modo de viver, de ser e estar na terra.
Está mudança compulsória de hábitos exige primordialmente aprender a lidar com nossos medos, nossas inseguranças, nossas angústias e nossa forma de relacionar com os outros e conosco mesmo.
Também nos foi devolvido a autonomia e o livre arbítrio que perdemos com as regras, normas, obrigações, com padrões de comportamentos pré estabelecidos culturalmente e socialmente.
De repente as praias, ruas, metrôs e ônibus estão vazios.
Já não tem jogos de futebol, cinema, shows e espetáculos públicos.
O bares, cafés, shopping centres e restaurantes estão também vazios.
É recomendado o distanciamento social, isto significa não sair de casa, nem viajar de férias ou a trabalho, ficar hospedados em Resorts ou hotéis e nem mesmo é aconselhável visitar nem recebe amigos ou seus familiares em casa..
Até os compromissos judiciais foram cancelados, o que até ontem era impensável!
Agora você não mais tem a obrigação de levantar 2 horas antes do horário de início do trabalho, sair correndo e enfrentar o trânsito, você fará seu trabalho em casa no horário que você escolher e responderá pelo seu desempenho e suas entregas.
As crianças não irão para a escola, nem creches ou desenvolver atividades extra curriculares fora de casa. Elas estarão todo o dia em casa junto com os adultos que além de executar suas atividades profissionais, deverão se encarregar de suas atividades acadêmicas através da internet.
A TV não pode ficar todo o dia ligada para distrair as crianças e os adultos que não trabalham fora. Agora todos deverão ficar eM suas casas.
Não é recomendável você sair para confraternizar com seus amigos no happy hour, ou se divertir em lugares públicos, cheio de pessoas lindas, bacanas e desconhecidas. Você deve evitar aglomerações!
Não pode mais reunir os seus amigos e familiares para confraternizar, cantar e beber.
Você ficará recolhido em casa junto com seus familiares, suas crianças e seu parceiro de vida.
Isto poderá desencadear estados emocionais importantes.
Quanta mudança…. quantas novas emoções.
Saber lidar com estas emoções é a chave para aprender uma nova forma de viver em tempos de quebra de paradigmas, e ser mais feliz!
Este é um momento de Esperança!
Eu estou aqui, caso queira partilhar com alguém suas emoções e vivências.
______________________________________________________________________________
Jussara Batista Mendes
Psicóloga CRP 144487 SP
São Paulo, 18 de março de 2020