Projeto Fênix

Projeto Fênix

3 de April de 2020 0 By Jussara Mendes

O embrião deste projeto surgiu em março de 1990 na cidade de Porto Alegre RS.

Com o aumento da população de maior idade no Brasil, somado a inserção da maioria dos adultos no mercado de trabalho, e a falta de políticas públicas para lidar com pessoas de idade avançada, surge a necessidade de responder a uma pergunta;
Como lidar com nossos idosos?
E como resposta a esta pergunta surge o Projeto Fenix.

O Projeto Fenix um Serviço Especializado desenvolvido por uma equipe interdisciplinar  que fornece  suporte  psicológico ao idoso, aos familiares e a equipe de apoio  envolvidas no trato  com estas  pessoas  institucionalizados ou não, para o exercício de novos papéis que são exigidos em uma nova  estrutura familiar decorrente da incapacidade ou novas necessidades dos idosos. 

Este projeto foi especificamente elaborado para o desenvolvimento de novas aprendizagens,  novas atribuições e responsabilidades, na nova forma do idoso  relaciona consigo mesmo,   com a família e com a sociedade. 
O  grupo familiar e social do idoso  são especialmente  apoiados e acompanhados neste processo.
O Projeto Fênix  desenvolve duas modalidade  de atendimento, o Aconselhamento e Acompanhamento e a Gestalt Terapia. 

Aconselhamento e Acompanhamento Counselling  Gestalt 
Seguindo os preceitos da  Associação Italiana de Counselling, e a sua experiência de vários anos associada a Gestalt e no relacionamento com idosos, atuamos como um operador de ajuda proporcionando um aporte significativo  de aceitação, escuta e conselho exceto em situações no âmbito da psicopatologia.
Atuamos  como catalisador, isto é, fornecemos  apoio ao desenvolvimento da pessoa para o exercício dos novos papéis que demanda a uma nova estrutura e relação familiar, nos relacionamentos  com o idoso, com os familiares,  com amigos e a equipe de suporte,  visando uma melhoria das suas relações e qualidade de vida.

Gestalt Terapia
Em casos de Necessidades Específicas desenvolvemos o  Atendimento Psicoterápico  seguindo os conceitos da Gestalt Terapia.

É uma abordagem psicoterapêutica experiencial, baseada na tomada de consciência da experiência atual da pessoa, de uma forma global e holística, no nível corporal, mental, emocional e espiritual, bem como nas suas relações interpessoais e ambiente envolvente.

O objectivo é que a novas formas de relacionar com a estrutura familiar e com seu meio ambiente  possibilitem as pessoas envolvidas a manutenção do equilíbrio físico, psíquico e social.
Para que este ajustamento ocorra é necessário que o indivíduo tome consciência das novas necessidades e novos recursos tanto a nível financeiro  como fisiológico, afetivo e/ou social.

A interrupção do contacto com o ambiente, com a estrutura familiar e o antigo processo de satisfação de necessidades, podem levar desde desequilíbrio fisiológico até perturbações da personalidade.

É neste âmbito que se encontra o alvo de intervenção da Terapia Gestalt, visando a integração psíquica, e permitindo ao indivíduo adquirir um desenvolvimento da responsabilidade sobre a sua nova experiência, tornando-se cada vez mais autônomo. 

Local de trabalho
O trabalho é desenvolvido no consultório, e em domicílio e nos ambientes de convívio social. 

Quando a idade impõe mudanças na vida de uma pessoa,  traz consigo implicações profundas em toda a estrutura psicológica e familiar e social das pessoas envolvidas.

Nenhuma destas  partes participante deste processo tem experiência nesta nova tarefa, todas  estão cheias de dúvidas, insegurança, aprendendo e isso tem grande probabilidade de levar a um forte estresse.

Contar com o apoio de Profissionais Especializados no trato  destas novas habilidades e elaboração dos processos psicológicos que todas estas mudanças trazem, é fundamental para que esta dinâmica ocorra da forma saudável  e garanta a qualidade de vida das pessoas envolvidas e a eficiência e eficácia do trabalho das equipes de profissionais.
______________________________________________________________________________

Jussara Mendes
São Paulo, 3 de Abril  de 2020